A incidência de câncer de próstata no Brasil faz com que esse tipo de tumor seja o número dois em casos entre os homens. Também ocupa a segunda posição ao falar de mortes causadas por câncer. Diante desses dados, é fundamental saber reconhecer os sintomas do câncer de próstata precocemente e começar um tratamento adequado para combater essa doença.
Os diferentes tipos de câncer de próstata podem apresentar mais de dez sintomas diversos de acordo com o estágio em que se encontra. As manifestações podem variar desde uma sensação estranha ao urinar, que pode ser apenas uma sensação ou um alerta que algo não vai bem, até dores e presença de sangue na urina ou no sêmen. A informação é o mais importante para que os homens possam detectar os sintomas do câncer de próstata logo que apareçam e procurem a ajuda de um urologista.
Tipos de câncer
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino e está localizada na frente do reto e da uretra, logo abaixo da bexiga. Essa glândula é responsável por produzir o líquido que protege e nutre os espermatozoides presentes no sêmen, tornando-o mais líquido. Atrás da próstata ficam as glândulas denominadas vesículas seminais, que também produzem fluídos que compõem o sêmen. A uretra, que transporta urina e o sêmen para fora do corpo, passa também pela próstata.
No câncer de próstata, as células que compõem a glândula acabam crescendo de forma rápida e desordenada, causando mutações nas células durante a divisão. O órgão pode aumentar de tamanho e causar sérios riscos à saúde no geral. As diferentes categorias de tumores ocorrem pela doença se manifestar de diferentes formas e tipos de célula, variando por exemplo entre adenocarcinoma, sarcoma, carcinoma de células pequenas ou células transicionais. Independentemente do tipo de câncer e do estágio que se encontra, é preciso estar atento para diagnostica-lo de forma rápida.
Sintomas do câncer de próstata
Os sintomas do câncer de próstata podem se manifestar de diferentes formas, boa parte deles relacionados à urina. Um mesmo sintoma pode significar tanto algo benigno quanto maligno, por isso a importância em procurar orientação médica através de uma consulta urológica para que a causa seja identificada e, se necessário, o tratamento seja iniciado. Independente da manifestação, a automedicação não é recomendada, além de ser prejudicial à saúde. Apresentar um ou mais sintomas não significa um diagnóstico conclusivo. É preciso levar em conta outros fatores e o estado clínico no geral.
Geralmente o câncer de próstata não apresenta manifestações em seu estágio inicial, mas pode emitir alguns sinais como:
– Sensação estranha ao urinar:
Não há muita precisão quanto a esses sintomas do câncer de próstata. Pode ser apenas uma sensação de desconforto ou um pressentimento. Porém, quando combinado com outros sinais listados abaixo, deve ser considerado um alerta.
– Micção mais frequente:
Um número maior que o habitual de idas ao banheiro pode sinalizar que a próstata esteja comprimindo a bexiga, localizada um pouco acima. Com isso, ela diminui seu espaço de armazenamento e reduz sua capacidade de reter a urina. Também pode gerar uma sensação de que a bexiga não fica completamente vazia mesmo depois de tê-la esvaziado diversas vezes.
– Levantar à noite para ir ao banheiro:
Também relacionado com a pressão exercida pela próstata na bexiga, acordar durante a noite para ir ao banheiro é um sinal de alerta, contudo esse sintoma pode indicar diversas causas. Pode ser apenas por uma noite com uma ingestão maior de líquidos que o habitual, diabetes mal controlado ou não diagnosticado, ou até mesmo uma incontinência urinária por outras razões.
– Diminuição na quantidade e no aspecto da urina:
Da mesma forma que a próstata pode pressionar a bexiga quando aumentada, é possível que a pressão esteja sendo exercida por sua vez na uretra, canal que leva a urina para fora do corpo. Se, além disso, a urina apresentar uma coloração diferente da habitual, indica que há algo de errado com o organismo e o corpo precisa eliminar mais impurezas. Mesmo que não signifique uma neoplasia, a mudança de coloração da urina já é suficiente para uma ida ao médico.
– Dificuldade em começar a urinar/continuar a urinar uma vez que começou/urinar em gotejamento:
Normalmente a dificuldade em começar, continuar ou terminar de urinar é um sintoma confundido na maioria das vezes com cistite. Esses sintomas, no caso do câncer de próstata, também estão relacionados com a compressão da uretra, dificultando a saída da urina. Também pode haver um esforço maior em urinar de pé.
– Micção dolorosa:
A disúria, conhecida como dor ao urinar, também pode ser um sintoma de infecção urinária ou alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Porém, descartando essas doenças, a possibilidade de um câncer de próstata será levantada pelo médico responsável. Ao invés da dor, pode-se sentir também uma sensação de queimação no trato urinário durante a micção.
– Sangue na urina/sêmen:
A perda de sangue é sempre um sinal assustador e, apesar de ser um sintoma raro, pode ocorrer em alguns homens. A hematúria – sangue na urina – ou a hepatospermia – sangue no sêmen – deve ser comunicado ao urologista assim que ocorrer e agendada uma consulta o mais breve possível.
– Ejaculação dolorosa/problemas de ejaculação:
Esse Sintoma do câncer de próstata também é raro e costuma aparecer quando outros sintomas já estão mais evidentes. A dor ao ejacular ou dificuldade na ejaculação, seja na saída do sêmen ou por uma quantidade maior de sêmen que o normal, ocorrem devido às funções que a próstata realiza e que acabam ficando desreguladas quando a glândula adoece.
– Atingir ou manter uma ereção:
A impotência sexual é um dos Sintomas do câncer de próstata que mais preocupa os homens por ter um impacto direto na sua vida sexual. Essa consequência costuma aparecer em estágios mais avançados, mas também não é uma regra. Como acontece em outros quadros de disfunção erétil, esse problema aparece depois de apresentar dificuldades na ejaculação.
– Dores generalizadas, incontinência e insuficiência:
Em estágios mais avançados do câncer de próstata, surgem outros Sintomas do câncer de próstata que são indicativos da irradiação do tumor para outros órgãos, como dormência ou dores na região inferior do corpo, dor nos ossos na região coluna, lombar, costelas ou pélvis, suor agudo na região pélvica, fraqueza nas pernas, incontinência urinária, incontinência fecal e insuficiência renal.
Baixa incidência, cuidado redobrado
Apenas um terço dos homens acometidos pelo câncer de próstata apresentam sintomas na fase inicial. Felizmente é possível identificar a doença através de exames laboratoriais e de imagem, que podem ser solicitados independentemente da idade. Um controle periódico da saúde, inclusive do sistema urinário e reprodutor, pode garantir um diagnóstico muito precoce e aumentar as chances de sucesso de um tratamento contra qualquer tipo de câncer.
A prevenção é tão importante que campanhas como o Novembro Azul foram criadas para lembrar e informar aos homens os cuidados necessários com a própria saúde, porém não é preciso esperar até novembro para receber atendimento de um urologista. Agende uma consulta com o Dr. Aide e mantenha sua saúde em dia.