Exame de Prostata



Câncer de próstata

O câncer de próstata normalmente cresce muito lentamente e pode levar décadas para causar sintomas. Assim, particularmente porque ele ocorre com maior frequência em idosos, muitos homens têm câncer de próstata, mas não morrem devido a ele. Muitos homens com câncer de próstata morrem de outras causas sem sequer saber que o tinham.

  • O risco do câncer de próstata aumenta com a idade.
  • Os sintomas, como dificuldade em urinar, necessidade de urinar frequente e urgentemente e sangue na urina, normalmente ocorrem somente após o câncer estar avançado.
  • O câncer pode propagar-se normalmente para os ossos, linfonodos ou coluna vertebral.
  • Testes de triagem são controversos, mas os médicos pode fazer um exame de toque retal e um exame de sangue para verificar se há câncer de próstata sem sintomas.
  • Se suspeitar-se de câncer, são feitas ultrassonografia e biópsia do tecido da próstata.
  • O tratamento pode envolver monitoramento ativo, remoção da glândula da próstata, terapia por radiação ou medicamentos hormonais ou mais novos para retardar o crescimento do câncer.
Os médicos podem suspeitar de câncer de próstata com base nos sintomas, nos resultados de um exame de toque retal ou dos resultados de exames de sangue de triagem.

O exame de toque retal, popularmente conhecido como exame de próstata, serve para detectar a hiperplasia benigna da próstata (aumento natural da próstata) e o câncer de próstata.

Nele, um médico urologista insere o dedo indicador, devidamente lubrificado e protegido por uma luva de látex, no ânus do paciente para sentir a região do fim do intestino grosso.

O exame é indolor, rápido e é uma das formas mais eficientes de se diagnosticar câncer de próstata. Normalmente é feito em conjunto com o PSA, um exame que mede os níveis de uma enzima produzida pela próstata no sangue.

Fonte: Msdmanuals.com/
Marque uma Consulta