Incontinência Urinária


Incontinência Urinária em Adultos

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A incontinência pode ocorrer em homens e mulheres, em qualquer idade, mas é mais comum entre as mulheres e idosos, afetando cerca de 30% das idosas e 15% dos idosos. Embora a incontinência seja mais comum entre os idosos, não é uma parte normal do envelhecimento. A incontinência pode ser repentina e temporária, como quando uma pessoa está tomando medicamentos que têm efeito diurético ou pode ser duradoura (crônica). Mesmo a incontinência crônica pode, algumas vezes, ser aliviada.

Há vários tipos de incontinência:

  • Incontinência de urgência é vazamento de urina não controlado (de volume moderado a grande) que ocorre imediatamente após uma necessidade de urinar irreprimível e urgente. Levantar para urinar durante a noite (noctúria) e incontinência noturna são comuns.
  • Incontinência de esforço é o vazamento de urina devido a aumentos abruptos na pressão intra-abdominal (por exemplo, aqueles que ocorrem com a tosse, espirro, risada, flexão ou ao levantar peso). O volume de vazamento é normalmente de baixo a moderado.
  • Incontinência por transbordamento é o gotejamento de urina da bexiga sobrecarregada. O volume é normalmente pequeno, mas pode ser constante, resultando em grandes perdas totais.
  • Incontinência funcional é perda de urina devido a um problema com comprometimento mental ou físico não relacionado ao controle de micção. Por exemplo, uma pessoa com demência devido a doença de Alzheimer pode não reconhecer a necessidade de urinar ou não saber onde fica o banheiro. As pessoas acamadas podem não ser capazes de andar até o banheiro ou alcançar um urinol.
Frequentemente, entretanto, uma pessoa tem mais de um tipo de incontinência. As pessoas são então descritas como tendo incontinência mista.

fonte: Msdmanuals.com/
Marque uma Consulta