Litíase Renal (Pedra nos Rins)



Cálculos no Trato Urinário

Os cálculos (pedras) são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia ou infecção ou bloqueio do fluxo da urina.

  • Cálculos minúsculos podem não causar sintomas, mas os maiores podem causar dor intensa na área entre as costelas e o quadril nas costas.
  • Normalmente, um exame de imagem e uma análise de urina são feitos para diagnosticar os cálculos.
  • Algumas vezes, a formação do cálculo pode ser evitada pela alteração da dieta e aumentando-se a ingestão de líquidos.
  • Os cálculos que não eliminados espontaneamente são removidos por litotripsia ou uma técnica endoscópica.
Os cálculos no trato urinário começam a se formar dentro de um rim e podem aumentar de tamanho no ureter ou na bexiga. Conforme a localização de um cálculo, este pode ser denominado cálculo renal, ureteral ou vesical. O processo de formação do cálculo é denominado urolitíase, litíase renal ou nefrolitíase.

O trato Urinário

A cada ano, cerca de 1 dentre 1.000 adultos nos Estados Unidos é hospitalizado devido a cálculos no trato urinário. Os cálculos são mais comuns em adultos na meia-idade ou mais velhos e em homens. O tamanho dos cálculos pode oscilar, desde os que são demasiado pequenos para serem observados a olho nu, até os que têm 2,5 cm (1 polegada) ou mais de diâmetro. Um cálculo grande, chamado de chifre de veado (devido a suas muitas projeções que parecem a galhada de um veado), pode preencher quase toda a pélvis renal, (a câmara central de coleta do rim) e os tubos que desembocam nela (cálices).

Dentro do Rim

Uma infecção do trato urinário pode ocorrer quando as bactérias ficam presas na urina que se acumula acima de um bloqueio. Quando os cálculos bloqueiam o trato urinário durante um longo período de tempo, a urina reflui em direção aos tubos no interior do rim e provoca uma pressão excessiva que pode dilatá-lo (hidronefrose), acabando por lesioná-lo.

Fonte: Msdmanuals.com/