Sangue na Urina
O sangue na urina (hematúria) pode conferir à urina uma cor rosada, avermelhada ou acastanhada, conforme a quantidade de sangue, o tempo de presença na urina e o seu grau de acidez. Uma quantidade de sangue muito pequena para alterar a cor da urina (hematúria microscópica) pode ser encontrada por exames químicos ou exame microscópico. A hematúria microscópica pode ser encontrada quando um exame de urina é feito por outra razão.As pessoas com hematúria podem ter outros sintomas como dor no flanco ou nas costas, dor no baixo-ventre ou dificuldade para urinar, dependendo da causa do sangue na urina. Se houver muito sangue presente na urina, o sangue pode formar um coágulo. O coágulo pode bloquear completamente o fluxo de urina, causando dor extrema repentina e incapacidade de urinar. Sangramento grave o suficiente para formar um coágulo normalmente é causado por um ferimento nas vias urinárias.
Urina vermelha nem sempre é causada pelos glóbulos vermelhos. A coloração vermelha ou castanho avermelhada também pode resultar do seguintes:
- Hemoglobina (que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos) na urina devido à ruptura dos glóbulos vermelhos
- Proteína do músculo (mioglobina) na urina devido à ruptura das células musculares
- Porfiria (um distúrbio causado pelas deficiências de enzimas envolvidas na produção de heme, um componente químico que contém ferro e dá ao sangue a cor vermelha)
- Alimentos (por exemplo, beterraba, ruibarbo e, algumas vezes, corante de alimentos)
- Medicamentos (mais comumente fenazopiridina, mas algumas vezes cáscara, difeniltidantoína, metildopa, rifampina, fenacetina, fenotiazinas e sena)