Tumores do Sistema Urinário



Câncer de Bexiga


Cerca de três vezes mais homens do que mulheres desenvolvem câncer de bexiga. Fumar é o maior fator de risco individual isolado e parece ser uma das causas em, pelo menos, metade de todos os novos casos. Determinadas substâncias químicas utilizadas na indústria podem ficar concentradas na urina e causar câncer, embora a exposição a essas substâncias esteja sendo reduzida. Essas substâncias incluem hidrocarbonetos, corantes de anilina (como a naftilamina usada na indústria de corantes) e substâncias químicas usadas nas indústrias de borracha, elétrica, cabo, tinta e têxtil. A exposição de longo prazo a alguns medicamentos, especialmente ciclofosfamida, aumenta o risco de câncer de bexiga. A irritação crônica provocada por uma infecção parasitária denominada esquistossomose ou por cálculos renais também predispõe as pessoas a câncer da bexiga, embora a irritação represente apenas uma pequena parcela de todos os casos.

A maior parte dos cânceres de bexiga é um tipo chamado de célula transicional que afeta os mesmos tipos de células (células transicionais) que são normalmente as células cancerosas responsáveis pelos cânceres da pelve renal e de ureter.

  • O câncer de bexiga muito frequentemente causa sangue na urina.
  • Para fazer o diagnóstico, um tubo de visualização fino e flexível (cistoscópio) é inserido através da uretra na bexiga.
  • Muitos tipos de câncer são tratados com a remoção, usando um cistoscópio (para cânceres de superfície) ou pela remoção da bexiga (para cânceres mais profundos).
Fonte: Msdmanuals.com/